Falando da Vida

Um blog de reflexões sobre a vida. Espaço de temas sociais e humanos.

amor por direitoLaurel Hester (Julianne Moore) é uma policial em New Jersey. Em mais 20 anos de trabalho ela se destacou em várias investigações e teve reconhecimento. Mas nunca assumiu o fato de ser lésbica. Até que ela conhece Stacie Andree (Ellen Page) e elas começam um relacionamento sério, que se torna uma união estável.

Mas após um ano com Stacie, Laurel descobre que tem um câncer em estágio avançado. Ela começa então a lutar na justiça para que a companheira receba pensão após sua morte. Garantir o benefício não é fácil, pois o fato de ser casada com uma pessoa do mesmo sexo gera grande preconceito.

A grande questão do filme é: por que em um casamento hétero o cônjuge receberia a pensão normalmente e em um casal homossexual isso é negado? Onde está a igualdade, a qual todos nós deveríamos ter direito? Laurel leva esse questionamento adiante e recebe grande apoio de militantes da causa lgbt. O caso acaba ganhando grande repercussão na imprensa e se torna uma polêmica nacional.

A história, que é baseada em fatos reais, mostra como a sociedade é capaz de, por causa de puro preconceito, negar direitos e perseguir pessoas inocentes. Nos faz refletir sobre até que ponto o ser humano é capaz de ser cruel em nome dessa doença que é a discriminação. Para se ter uma dimensão do que é essa tragédia social, basta olhar as estatísticas.

De acordo com a ONG Grupo Gay da Bahia, só até o dia 20 de setembro foram 277 assassinatos por homofobia, o que dá uma média de mais de um por dia. E esse número pode ser ainda maior, já que muitos casos sequer se tornam conhecidos. A brutalidade dos crimes também chama a atenção: muitos desses assassinatos ocorrem com uso de  extrema violência.

Filmes como esse chamam para a reflexão. Deveriam ser vistos por todos. As pessoas precisam ter mais consciência e respeito pelo próximo. Porque, como é dito na própria história, “todo amor é igual”.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: